quinta-feira, 9 de abril de 2009

Joseki & Aberturas de jogo


Joseki é um conjunto de jogadas, nas aberturas, que é tido como o melhor. Ou seja, funciona como um livro onde estão registadas as melhores respostas a uma determinada jogada durante a abertura (e não só) de um jogo.
Normalmente diz-se:
Na abertura Aigakari, o joseki ensina-nos que se o gote avançar o fu (peão) da coluna do hishya (torre) até ao quadrado 8e, ...P-8e , o sente deve responder com Kin(G)3h, afim de defender o (kaku)bispo.

Se não o fizermos e estivermos a jogar contra um jogador mais experiente, vamos ficar rapidamente em apuros. Isto porque está estudada e comprovada uma forma de rapidamente ganhar vantangem graças a essa má jogada. É óbvio que existem muito mais jogadas que estão estudadas como as melhores, esta é apenas um exemplo dos mais básicos.

__________________________________________________________

Tal como no xadrez, no shogi também existem várias aberturas para um jogo de shogi. Estas são classificadas através da posição da torre e do castelo optado para proteger o rei, no jogo inicial.

Existem dois tipos:
- Ibisha (Quando a torre fica na coluna original)
- Furibisha (Quando a torre se desloca horizontalmente no inico do jogo para outra coluna)

Dentro de cada um deste tipo de aberturas existem várias divisões. Mais abaixo estas as principais, pois existem mais. Dentro de cada divisão existem ainda subdivisões, não mencionadas aqui.

Ibisha
1. Aigakari (Avança-se o peão da coluna da torre até ao campo adversário, afim de abrir a coluna da torre para esta ter movimento livre)

2. Kakukawari (É feita a troca de bispos, normalmente com a "perda" de uma jogada para quem captura primeiro o bispo)

3. Yagura (É adoptado um Castelo Yagura)

4. Yokofutori (Após a abertura da diagonal do bispo por ambos os lados, com P-7f e ...P3d, é feita a abertura Aigakari e a torre em vez de recuar na coluna, captura lateralmente o peão que abriu a diagonal do bispo)

Furibisha (No caso do furibisha, é usado White ou "Gote" para o nome da abertura porque antigamente era o Gote, 2º jogador, que usava as aberturas ranging rook. Hoje em dia tanto o Sente como o Gote optam com frequência por furibiha.)
1. (Gote) Naka-bisha (O Gote, 2º jogador, opta por mover a torre para a coluna do meio, coluna 5. Um ataque poderoso à cabeça do Rei adversário)

2. (Gote) Shiken Bisha (O Gote opta por mover o hishya(torre) para a sua 4ª coluna.)

3. (Gote) Saken Bisha (O Gote opta por mover o hishya(torre) para a sua 3ª coluna.)

4. Mukai Bisha (O Gote opta por mover o hishya(torre) para a mesma coluna que a torre adversária.)

1 comentário: