quinta-feira, 9 de abril de 2009

Torneios profissionais de Shogi


Meijin (significa pessoa excelente em determinada área)
É o mais prestigiado título no mundo do shogi. Na era Edo, o detentor do título era escolhido por sucessão. Desde os anos 30 que foi instítuido um torneio para escolher o Meijin. O torneio preliminar, Jun-i Sen, é feito entre 5 ligas, A, B1, B2, C1 e C2. Os três melhores jogadores da liga C2, promovem no ano seguinte para a liga C1. Os dois melhores jogadores da liga C1, B2, e B1, promovem no ano seguinte para a liga B2, B1 e A, respectivamente. O vencedor da liga da Classe-A é o jogador que desafia o actual Meijin.
Na finalíssima, são disputados até 7 jogos. O primeiro a vencer 4 jogos é o novo Meijin

Ryu-oh (nome dado à torre promovida)
Torneio anual que consiste em torneios preliminares divididos em 6 classes, e uma final. Daqui saem os 11 melhores jogadores (os melhores cindo da 1ª classe, os melhores dois da 2ª classe e os melhores da 3ª, 4ª, 5ª e 6º classes) que disputam um novo torneio entre si. O vencedor deste torneio determina quem vai desafiar o campeão em título.
Na finalíssima, são disputados até 7 jogos. O primeiro a vencer 4 jogos é o novo campeão Ryu-Oh.


Õi (posição/ranking do Rei)
Inclui 3 fases. 1st heat, competição em liga, e playoff final. Os oito melhores jogadores do 1st heat e os 4 melhores do ano anterior, são dividos em duas ligas de 6 jogadores cada. O melhor de cada liga joga o playoff final, e o vencedor vai desafiar o Õi em título.


.... Incompleto....

Sem comentários:

Enviar um comentário