quarta-feira, 8 de abril de 2009

História

A palavra Shogi significa “o jogo dos generais”. Tem a sua origem na palavra shogun, que significa “supremo general militar”. Não se conhece a sua origem exacta, mas, tal como todas as versões de xadrez existentes, pensa-se que terá sido no Chaturanga (antigo jogo de tabuleiro indiano que se acredita ter originado do Jogo de Xadrez), que significa “de quatro membros” e que representava as quatros divisões dos exércitos de guerra da India; Elefantes, Carroças de guerra, Cavalaria e Infantaria. Ao contrário do ocidente, onde todos os países têm as mesmas versões do jogo de xadrez, no oriente cada país tem uma divergente própria nacional do jogo: Xiang Qi na China, Jonggi na Coreia, Makruk na Tailândia, Sittuyin no Sião, etc. No japão chama-se Shogi.

Um livro, datado do ínicio do séc. XI, descreve qual o “Kanji” (caractere chinês de escrita) a designar cada peça, escrito por Fujiwara Yukinari (971-1027), um calígrafo da corte.

A peça mais antiga está datada de 1100, e foi encontrada no castelo Sakada, no noroeste japonês. O trabalho histórico Nichureki (1128) menciona Shogi sem a peça “Hishya” (Torre) e “Kaku” (Bispo), provavelmente jogado em 8x9 onde se poderia ganhar o jogo capturando também todas as peças do exército do rei adversário, e também uma versão de Shogi de 13x13.

Sem comentários:

Enviar um comentário