quarta-feira, 8 de abril de 2009

Apresentação

O objectivo do jogo é o mesmo do xadrez ocidental, mas mudam-se as peças, o tabuleiro e algumas regras. Cada jogador dispõe de 20 peças, dispostas num tabuleiro de 9x9 sem divisões de cor, onde o comprimento é maior que a largura, o que se deve ao próprio formato das peças. Estas, apesar de serem todas do mesmo formato – ligeiramente rectangular – diferem um pouco no tamanho, que varia consoante a importância da peça no jogo, são ligeiramente inclinadas para a frente e têm inscritas na face o “Kanji” referente ao seu nome. Tanto os quadrados do tabuleiro como as peças não têm distinção de cor (da cor da casca do bambu, castanho bem claro, amarelado, ao creme bem claro). Cada jogador distingue as suas peças conforme o lado para que estão viradas. Isto acontece porque as peças capturadas ao advesário podem ser usadas de novo no tabuleiro pelo jogador que as captura. Outro ponto importante na distinção entre xadrez e shogi é a promoção, opcional, das peças que atinjam as três ultimas linhas do campo do adversário. Só no caso da peça em questão não ter mais nenhum movimento possível, numa próxima jogada, é que a promoção é obrigatória. Promove-se uma peça virando-a ao contrário, onde, na face que anteriormente estava virada para baixo, está inscrito o caractér referente ao nome da peça promovida. As únicas peças que nunca promovem são o Rei e o General de Ouro.

Formato das peças
São todas da mesma cor (castanho, quase branco) e mesmo formato, de 0,5 cm de altura; e quando vista de cima possuem cinco pontas e cinco lados retos, nas seguintes proporções: 3 x 4 x 2 x 2 x 4. As peças diferenciam-se pelas inscrições em japonês escritas nos planos superior e inferior, conforme a peça esteja ou não promovida. As peças quase que ocupam todo espaço da casa, os lados menores medem 3 cm aproximadamente. Para que cegos possam jogar pode-se colocar uma pequena variação no tamanho das peças: quanto mais importante a peça, maior o seu tamanho.

Peças
Joga-se num tabuleiro de 9 filas por 9 colunas.
Cada jogador dispõe de 20 peças iguais às do outro jogador. As peças de um jogador diferenciam-se das do outro pela direcção que apontam sobre o tabuleiro. Uma das características que distingue o shogi é o facto de as peças capturadas ao adversário poderem ser repostas no jogo, em qualquer altura, pelo jogador que as capturou, o que torna o jogo bastante dinâmico. Além disso algumas peças têm desenhos em ambas as partes para identificar quando uma peça foi promovida. As 20 peças são as seguintes:
1 rei
2 generais de ouro
2 generais de prata
2 cavalos
2 lanças
1 bispo
1 torre
9 peões

Sem comentários:

Enviar um comentário